Independência Financeira – O Que diz Robert Kiyosaki

inteligência financeira

Partindo dessa questão aparentemente básica, podemos chegar a respostas surpreendentes. Descubra qual(is) habilidade(s) você ainda precisa adquirir para estar no perto da independência financeira!

Para responder a essa pergunta, devemos nos inspirar em que Robert Kiyosaki – o pai do quadrante do fluxo de caixa – disse em seu best-seller Pai Rico, Pai Pobre. 

Na verdade, devemos concordar com ele nas 4 habilidades que ele identifica como necessárias para sintetizar a inteligência financeira.

Ou seja, a inteligência financeira será uma sinergia entre essas quatro habilidades.

1ª competência de independência financeira: Contabilidade.

A primeira habilidade será contabilidade .

Na verdade, você precisa entender como o dinheiro circula para ter alguma inteligência financeira, nem que seja para entender os fundamentos da conta de ganhos e perdas e os fundamentos do balanço patrimonial.

Isso você já pode precisar na base de sua riqueza pessoal, para entender completamente o que é um ativo e o que é um passivo em sua riqueza pessoal .

Você precisa disso quando começa a tentar calcular o fluxo de caixa no mercado imobiliário para ver se um investimento de aluguel lhe dá um fluxo de caixa positivo ou não e, portanto, para entender como o dinheiro flui.

E finalmente, quando você investe em bolsa , quando você estuda uma empresa, você precisa saber como ela ganha dinheiro: por exemplo, se para ganhar um dólar a empresa tem que gastar vinte cents ($0,20) ou se para ganhar um dólar ela tem que gastar $ 15, não é a mesma coisa, e para ver, é preciso pelo menos dar uma olhada nas contas da empresa.

Ter essa sensibilidade contábil para entender como o dinheiro flui é o que torna a contabilidade a 1º habilidade, permite aumentar a sua inteligência financeira.

Portanto, apenas para esclarecer a contabilidade, não estamos dizendo para você fazer todas as suas contas sozinho. 

Mas se tiver que fazer, deve saber como fazer.

E assim, há uma 1º etapa na inteligência financeira em que você deve entender essa contabilidade e, em teoria, ser capaz de fazer para entender o que está sendo feito a você quando você a delega.

2ª habilidade financeira: a capacidade de Investir.

A segunda habilidade é investir, ou capacidade de investir.

Parece um pouco fluxo natural: isto é, caso você tenha inteligência financeira, você saberá como investir em diferentes tipos de ativos no setor imobiliário, mercado de ações, etc.

Não se pode contentar, mesmo que ganhe bem, em acumular reais na sua conta bancária e depois colocá-los a 0,3% em uma poupança, onde não lhe trará nada e ainda, será roubada pela inflação (imposto oculto).

3ª habilidade de independência financeira: Marketing.

independencia financeira

A 3º habilidade da inteligência financeira será o marketing . Talvez seja isso que o surpreenda um pouco mais.

Há quem espere o empreendedorismo , ou a criação de negócios, como uma terceira habilidade em inteligência financeira. No entanto, a 3º habilidade da inteligência financeira é o marketing!

Na verdade, o marketing tem muito a ver com negócios e com fazer negócios. Na verdade, a 1º habilidade de um empresário deve desenvolver não é inventar os produtos certos e saber dirigir seu negócio, mas saber vender .

Se você não souber vender, não conseguirá fazer o seu negócio ter sucesso, mesmo que, ao abrir um negócio, tenha produtos ou serviços muito bons.

Se você não aprende a vender, você precisará aprender mesmo que não seja do seu feitio, porque se você não souber vender não vai chegar a lugar nenhum…

A delegação pode acontecer nessa parte, mas é muito complicada…

O marketing , será a 3º competência da inteligência financeira e está intimamente ligado ao 3º pilar do enriquecimento, que, além dos investimentos, é iniciado: o seu próprio negócio.

4ª competência da independência financeira: Jurídica e Fiscal.

Finalmente, a quarta habilidade que você precisa aprender para ter uma inteligência financeira verdadeira será a lei . O “legal”, literalmente assim foi expresso no livro de Kiyosaki na versão em inglês.

No mercado imobiliário por exemplo, você precisa conhecer as leis para saber quando elas são favoráveis ou não.

O que você tem o direito de fazer ou não, e você precisa saber tudo o que é tributário para otimizar. Quando você estuda uma empresa na bolsa de valores, é a mesma coisa.

Você precisa saber como ela é tributada, se pode ter créditos fiscais, deduções fiscais, etc.

Você precisa conhecer seu sistema tributário e, em seguida, seu arcabouço legal: existem leis futuras que criarão oportunidades ou ameaças?

Consequentemente, o jurídico-fiscal é o quarto componente da inteligência financeira.

Conclusão

sucesso financeiro

E assim, os 4 componentes são:

A contabilidade;

O investimento ou capacidade de investir;

O marketing;

O jurídico e fiscal.

Quando você consegue reuni-los, investe em si mesmo, aprende como autodidata e consegue reunir essas 4 habilidades, você tem inteligência financeira real.

Você tem então uma vantagem real sobre o resto da população em geral.

Com a inteligência financeira afiada, você conseguirá alcançar a independência financeira mais cedo!

Clique aqui para adquirir o livro (Amazon)

>>> Entre no nosso grupo do Whats para receber os próximos conteúdos!! Clique Aqui!

Deixe um comentário