O Mito do empreendedor: Aprenda sobre Todas as Verdades Em Ser Dono

empreendedor

O Mito do empreendedor: A maioria dos empreendedores fracassa não porque não se dedica o suficiente ao seu negócio, mas sim porque está se concentrando demais e, além disso, de forma totalmente inadequada.

Para Michael Gerber, fundador e sonhador-chefe das empresas Michael E. Gerber, todo empreendedor deve trabalhar “em” seus negócios e não “em” seus negócios.

Ou seja, o empresário com maior probabilidade de prosperar será aquele que compreender que seu propósito na vida não é estar a serviço de seu negócio, mas sim colocá-lo a serviço de sua existência.

Assim, Michael Gerber convoca qualquer empresário a deixar sua condição de técnico para assumir o papel de empresário, a fim de sair do “caos” e tornar sua empresa uma estrutura mais administrável e lucrativa.

O Mito do empreendedor: Pontos para lembrar

  • O mito do empresário origina-se de um profundo mal-entendido.
  • Segundo esse mito, são os empreendedores que criam negócios. Mas, na realidade, quem embarca no empreendedorismo é antes de tudo técnicos.
  • O conflito que qualquer empresário em formação enfrenta é que, ao iniciar um negócio, ele deve se tornar: ‘o empresário, o gerente e o técnico’ ao mesmo tempo.
  • A ‘revolução chave na mão’ é uma abordagem empresarial que permite a qualquer empresa passar de uma ‘situação caótica’ para um estado de harmonia e crescimento.
  • Essa abordagem é baseada no modelo Business Format Franchise desenvolvido por Ray Kroc para restaurantes McDonald’s.
  • No modelo de Franquia de Formato de Negócio, a instrução é: “disciplina, padronização e ordem”.
  • Existem 7 etapas que você precisa seguir para tornar seu negócio atual em sua “franquia de protótipo”:
  • Você deve primeiro identificar seu objetivo principal, definir seu objetivo estratégico e desenvolver sua estratégia organizacional.
  • Em seguida, você precisa formular sua estratégia de gestão e recursos humanos.
  • Finalmente, você precisa implantar sua estratégia de marketing e configurar sua política de gerenciamento de sistemas.

O que é o Mito do Empreendedor?

O mito do empresário ou de um ‘ideal de vida fantasiado’ origina-se de um profundo mal-entendido.

Na verdade, a maioria das pessoas acredita firmemente que são os empreendedores que criam negócios. No entanto, não é.

Na verdade, a grande maioria daqueles que embarcam no empreendedorismo ocupou anteriormente um cargo técnico dentro de sua empresa.

Então, um dia, atingidos por uma ‘crise criativa’, eles decidem abrir seu próprio negócio.

Ao fazer isso, eles formulam a seguinte ‘suposição fatal’: ‘Se eu entendo o trabalho técnico de uma empresa, entendo a empresa que faz esse trabalho técnico.’

Então, nada poderia estar mais longe da verdade, e esse equívoco está na raiz da maioria das falências que atingem as pequenas empresas.

O verdadeiro problema que qualquer empreendedor em ascensão enfrenta é que, para iniciar um negócio, ele precisa se tornar três pessoas ao mesmo tempo, e todas as três estão em conflito perpétuo: ‘o empresário, o gerente e o técnico’.

“No entanto, nenhuma dessas pessoas pode ter ascendência sobre as outras 2”.

Entenda

Portanto, alcançar um equilíbrio entre os três faria “uma pessoa incrivelmente competente” ganhar vida.

Nesse sentido, depois de três anos à frente de sua pequena confeitaria, Sarah não aguenta mais.

Ela acumula horas de trabalho: acorda às 2h, nunca termina o dia antes das 22h e, apesar do esforço, passa por um final de mês difícil.

Além disso, ela está em dívida.

Sarah, como qualquer técnica em meio a uma ‘crise criativa’, transformou o trabalho que adorava fazer (assar tortas) em um emprego, que se tornou uma tarefa árdua junto com um monte de outras obrigações que ela enfrentava.

No entanto, não estava acostumada com isso. (limpeza, atendimento ao cliente, contabilidade). As fases iniciais de entusiasmo e angústia deram lugar à “exaustão” e ao “desespero”.

Contudo, para manter o rumo, Sarah deve aprender a dar vida ao empreendedor que está nela, e questionando a “razão de ser” e o futuro do seu negócio.

Mas ela deve primeiro identificar em qual fase de crescimento sua empresa está evoluindo atualmente.

É a infância (fase do técnico), a adolescência (a fase de busca de ajuda) ou a maturidade (a empresa sabe como atingir os objetivos que se propôs)?

Defina “seu objetivo estratégico”

Seu objetivo estratégico envolve formular o que sua empresa precisa implementar para ajudá-lo a atingir seu objetivo principal.

É sobre a “visão do produto acabado que é e será o seu negócio”.

Para defini-lo, você deve combinar seu projeto de vida pessoal com a estratégia e o plano de seu negócio.

Considere estes critérios essenciais:

•         Dinheiro: Quanto você estima suas vendas futuras ou margem bruta? Que valor você visa ao seu negócio?

•         “Uma oportunidade a ser aproveitada”: o tipo de negócio e o segmento de clientes visados são viáveis do ponto de vista da rentabilidade?

•         Outras considerações: Você gostaria de se posicionar localmente, nacionalmente ou internacionalmente? Vai para o varejo ou atacado?

Michael Gerber – O Mito do Empreendedor

Michael E. Gerber é o fundador e sonhador-chefe da Michael E. Gerber Companies, que começou em 1977 com a criação da The Michael Thomas Corporation, onde ajuda proprietários de pequenas empresas e empreendedores a construir uma entidade que anda.

Desde então, Michael E. Gerber e suas empresas capacitaram mais de 70.000 proprietários de pequenas empresas e empreendedores promissores a transformar radicalmente suas estruturas e suas vidas.

mito

Clique aqui para adquirir o livro (Amazon)

>>> Entre no nosso grupo do Whats para receber os próximos conteúdos!! Clique Aqui!

Deixe um comentário