A Revolução dos Bichos: Um Paralelo com Regimes Ditatoriais [Resumo]

A revolução dos bichos

A Revolução dos Bichos é um romance de George Orwell publicado em 1945. Este romance é um dos mais famosos do século XX.

Nele, ele conta a história de uma fazenda na qual os animais se rebelam contra os homens. O contexto da história nos permite traçar um paralelo com a revolução russa.

George Orwell Biografia

George Orwell nasceu em 25 de junho de 1903, no leste da Índia.

Seu nome verdadeiro era Eric Arthur Blair e ele era filho de um funcionário civil colonial britânico.

Ele estudou na Inglaterra e depois ingressou na Polícia Imperial Indiana na Birmânia, mas renunciou em 1927 para se tornar um escritor.

Em 1928 mudou-se para Paris, mas a falta de sucesso como escritor o obrigou a fazer biscates. Em seguida, publicará “Na pior em Paris e Londres” em 1933.

É antes da publicação de seu primeiro romance que receberá o nome de Orwell.

Em seguida, ele escreverá vários artigos de jornal e participará em 1936 da Guerra Civil Espanhola, lutando com os republicanos.

Ele será forçado a fugir diante dos socialistas revolucionários, esta experiência o transformará em um anti-Stalinista.

Nesse sentido, em 1943, George Orwell tornou-se editor do jornal Tribune, um semanário de esquerda. Ele era um jornalista muito produtivo, tendo escrito artigos, revistas e livros.

Contudo, em 1945, publicou uma de suas principais obras “A Revolução dos Bichos“. 1984 , seu outro livro famoso, foi publicado quatro anos depois. Infelizmente, sua saúde piorou e ele morreu de tuberculose em 21 de janeiro de 1950.

George Orwell e A Revolução dos Bichos

A revolução

Apesar disso, em 1943, George Orwell deixou seu emprego na BBC para escrever “A revolução dos bichos”, um apólogo publicado em 1945. Seu título original é  Animal Farm.

O romance é curto, apenas dez capítulos, mas é uma sátira brilhante do stalinismo e dos regimes autoritários. A história fala sobre a revolta dos animais em uma fazenda que toma o poder e caça os homens.

É uma fábula , é também uma distopia, em que o princípio da contra utopia está muito presente.

Este romance é de fato a crítica da Revolução Russa de 1917 e do regime soviético que se instalou depois dela.

George Orwell aproveitou a oportunidade para castigar todos os totalitarismos autoritários.

Ele traça um sistema tão próximo da realidade que certos intelectuais que viveram sob o regime de Stalin testemunham a exatidão desta fábula.

1984 por George Orwell

George Orwell voltou a Londres em 1945 e começou a escrever sua obra principal, “1984”.

Está obra antecipatória , que descreve uma sociedade onipotente onde toda liberdade de expressão é proibida, foi publicada poucos meses antes de sua morte.

É um sucesso retumbante. De fato, considerado uma referência nesta área da ficção científica , 1984 foi até classificado pela revista Times como um dos 100 melhores romances em inglês de 1923 até o ano de 2005.

O autor transcreve em “1984” a atmosfera da Grã-Bretanha após uma suposta guerra nuclear entre o Oriente e o Ocidente na década de 1950.

Se baseou no comunismo, em particular o stalinismo que ele testemunhou, para criar o regime absoluto de seu romance.

A liberdade de expressão desapareceu, os pensamentos são controlados, o amor é banido e o Partido reina supremo sobre a população, com o Big Brother à frente.

Alegoria do Partido e da polícia e do regime totalitário, representa a repressão e vigilância constante desta sociedade com enormes cartazes afixados nas ruas “O Big Brother está de olho”.

Um resumo de “A Revolução dos Bichos”

Comunismo

A história se passa em uma fazenda, a fazenda senhorial (que simbolizava o Império Russo antes de 1917).

Como em todas as fazendas, um fazendeiro (que na verdade é o czar) explora seus animais. Mas um dia Elder Wise, o porco mais velho da fazenda tem um sonho estranho, ele sonha com um mundo onde os animais são igualitários em um mundo sem homem (este sonho representa o ideal comunista, um mundo onde os homens são iguais e onde os empregadores desapareceram).

Os animais facilmente imaginam o que tal mundo lhes permitiria fazer (menos trabalho árduo, possibilidade de lazer …); Sage, o velho, ensina-lhes uma canção revolucionária: Bestas da Inglaterra. Pouco depois da morte de Sage, o Velho, a história poderia ter terminado aí.

Mas uma noite, Sr. Jones, o fazendeiro se esquece de alimentar os animais, este incidente irá desencadear a tão esperada revolução.

Nesse sentido, os animais perseguem os fazendeiros e reconstroem a fazenda ” fazenda dos animais”(a URSS).

Os porcos que se consideram os mais espertos decidem se tornar os governantes da fazenda, incluindo Napoleão (Stalin) e Bola de Neve (Trotsky).

Então, eles instalam comandos revolucionários (nenhum animal dorme na cama, nenhum animal mata outro, todos os animais são iguais) que escrevem na parede do celeiro (os porcos aprenderam a ler graças a um antigo alfabeto).

Então tentam educar os outros animais sem muito sucesso. As tarefas da fazenda são distribuídas e todos trabalham mais ou menos, exceto Napoleão, pois Boule de Neige projeta vários planos para melhorar a vida dos animais.

Parte final

Um dia Jones tenta recuperar a fazenda, mas os animais, incluindo Malabar (que representa os trabalhadores confiantes) e Bola de Neve, repelem os homens com valentia e este dia se torna memorável para todos.

Mais tarde, Boule De Neige quis criar um moinho de vento para reduzir o tempo de trabalho dos animais e obter eletricidade. Napoleão se opõe fortemente e durante um debate, graças aos cachorros treinados por este, Boule de Neige é exilado (exílio de trosky). Napoleão então dirige sozinho.

Adquira o livro na minha loja da Magalu

Deixe um comentário