Empresas Feitas Para Vencer segundo Jim Collins

Empresas Feitas Para Vencer: Algumas empresas sempre foram ótimas, como a Coca-Cola. Este livro não é sobre esse tipo de empresa. É sobre empresas que foram boas por muito tempo e, de alguma forma, se tornaram excelentes por muito tempo.

Para encontrar essas empresas, 1.435 empresas foram examinadas ao longo de um período de 40 anos.

A partir dessa pesquisa, foram encontradas 11 grandes empresas. E a pergunta que este livro tenta responder é como essas empresas se tornaram excelentes e como essas lições podem ser repetidas🤨

A resposta é surpreendentemente simples, pragmática e direta.

Então, para passar de uma boa empresa para uma grande empresa, você precisa de pessoas disciplinadas, pensamento disciplinado e ação disciplinada.

  • Pessoas disciplinadas : significa conseguir as pessoas certas e mantê-las focadas na excelência.
  • Pensamento disciplinado:  significa ser honesto sobre os fatos e evitar desvios.
  • Ação disciplinada : significa entender o que é importante alcançar e o que não é.

Portanto, os primeiros conceitos constroem lentamente seu ímpeto.

Então, há um avanço e o ímpeto é quase autorrealizável.

Uma empresa pode despender anos de esforço consistente para fazer o volante funcionar.

Mas, uma vez que o volante esteja funcionando, a empresa pode sustentar anos de desempenho inovador.

Empresas Feitas Para Vencer: Bom é o Inimigo do Grande

empresas vencedoras

O livro é sobre ser ótimo, não apenas bom. O bom é inimigo do excelente. Muitas pessoas e empresas se contentam com o bom porque é mais fácil.

Muitas empresas nem mesmo tentam ser excelentes. Não estamos nos esforçando para ser os melhores do setor. Isso abre as portas para os concorrentes.

Ser o melhor significa que não há espaço para pensamentos medíocres.

É o mesmo em nossas vidas. Poucas pessoas levam uma vida ótima. Isso ocorre porque eles estão felizes em viver uma vida boa.

Nível 5 de liderança

O primeiro conceito do livro é o nível 5 de liderança. Todas as grandes empresas estudadas por Collin tinham o mesmo tipo de líder – Líderes de nível 5.

Se você pensar em uma hierarquia organizacional, o nível mais baixo de liderança é o indivíduo altamente capaz. São pessoas que contribuem com suas habilidades, know-how e bons hábitos de trabalho.

Subindo uma etapa na hierarquia, o próximo nível é um membro da equipe contribuinte. São pessoas capazes de usar suas habilidades e conhecimentos para ajudar sua equipe a ter sucesso.

O próximo nível é Gerente Competente. Esses gestores são capazes de organizar sua equipe para atingir com eficiência objetivos pré-determinados.

O Nível 4 é Líderes Eficazes. É aqui que se encontra a maioria dos líderes. Eles são capazes de criar o compromisso de sua equipe de buscar vigorosamente uma visão clara e atraente. Eles também são capazes de formar uma equipe de alto desempenho.

Finalmente, alcançamos o nível 5 de liderança. Esses são os grandes líderes. Eles têm as habilidades dos outros quatro níveis, além de uma combinação única de vontade e humildade.

E é essa combinação que os torna excelentes.

Os comportamentos dos Líderes de Nível 5 que os diferenciam incluem:

good to word

•         Paradoxo: eles são ambiciosos, mas sua ambição é que a organização se sobressaia, e não eles próprios. Ao mesmo tempo, tendem a ser modestos em relação à contribuição pessoal e modestos.

•         Motivados: Eles são fanaticamente motivados, até obcecados, para produzir resultados excepcionais em uma base sustentável. A palavra-chave aqui é sustentável. Isso não é o resultado de um esforço heroico isolado.

•         Construir sucessores: eles constroem sucessores para ter ainda mais sucesso. Isso contrasta com os líderes de nível 4, que às vezes confundem seus sucessores com o fracasso em se apresentarem bem.

•         Compartilhe elogios: Eles compartilham o elogio entre a equipe quando as coisas vão bem.

•         Assumir a culpa: eles ficam felizes em assumir a culpa quando as coisas dão errado. Ao compartilhar o elogio e assumir a culpa, eles tornam sua equipe extremamente leal e comprometida com eles.

•         Pessoas normais: Eles nunca têm personalidades maiores do que a vida ou celebridades.

•         Venha de dentro da organização: isso ocorre porque sua grandeza vem de um trabalho árduo silencioso, ao invés de atos heroicos.

Você deve tentar desenvolver essas características se quiser se tornar um Líder de nível 5.

Para encorajar e encontrar líderes de nível 5 em sua organização, você pode:

1.       Procure ótimos resultados sem que um indivíduo reivindique o crédito. Talvez você já tenha um líder de nível 5 trabalhando para você.

2.       Pratique os conceitos do “Empresas Feitas Para Vencer”. Isso incentivará o desenvolvimento de Líderes de nível 5.

3.       Alugue de dentro. Evite a tentação de recrutar talentos externos.

4.       Invista em desenvolvimento pessoal, coaching e mentoring para sua equipe.

Empresas Feitas Para Vencer: Habilidades de liderança

Primeiro quem, depois o quê

Este é o segundo conceito de pessoas disciplinadas. Não é apenas a qualidade da liderança que é importante ser excelente. A qualidade de todas as outras pessoas da equipe é igualmente importante.

O que significa primeiro quem?

Então, é o oposto do que normalmente pensamos sobre o planejamento. Portanto, significa que você não decide o que quer fazer e depois consegue as pessoas de que precisa para fazer isso. Nesse sentido, em vez disso, você começa colocando as pessoas certas na organização e as pessoas erradas para fora.

Nesse sentido, conseguir as pessoas certas tem precedência sobre a estratégia, sobre a visão, sobre quase tudo. Primeiro, você pega as pessoas certas. Então você os deixa decidir para onde você vai, o que vai fazer e como vai fazer.

Em primeiro lugar, o que significa mudar sua mentalidade para perceber que as pessoas não são o seu bem mais valioso; as pessoas certas são.

Os benefícios de colocar “quem” antes de “o quê” incluem:

•         É mais fácil mudar de direção porque as pessoas estão presentes por causa das pessoas com quem trabalham, e não daquilo em que estão trabalhando.

•         Você não terá que perder tempo e energia motivando e gerenciando sua equipe. Eles serão automotivados e administrarão a si mesmos.

•         Isso dá à organização o potencial para se tornar excelente. Uma empresa com as pessoas erradas nunca pode se tornar excelente.

Como parte de primeiro quem, depois o quê, Collins nos dá três princípios a seguir. Estes são:

Princípio 1: Em caso de dúvida, não contrate – continue procurando.

Portanto, grandes empresas estão preparadas para crescer apenas na taxa em que contratem as pessoas certas.

Princípio 2: Quando você sabe que precisa fazer uma mudança no pessoal, aja imediatamente.

Então, você deve deixar as pessoas erradas. Não é justo para eles e não é justo para a organização mantê-los por perto. Mas uma palavra de cautela: não ignore a possibilidade de que a pessoa certa pode estar na posição errada.

Observação

Os princípios 1 e 2 podem ser resumidos como: contratar devagar e atirar rápido.

Princípio 3: coloque seus melhores funcionários em suas maiores oportunidades.

Gerenciar bem os problemas pode tornar sua organização boa, mas apenas explorar oportunidades pode torná-lo excelente.

Portanto, coloque seus melhores profissionais exatamente onde eles podem gerar as maiores oportunidades.

Se você decidir vender uma empresa problemática, as grandes empresas venderão a unidade de negócios, mas se agarrarão às melhores pessoas.

Nesse sentido, ao focar em quem é o primeiro, você obtém muitos benefícios.

As melhores pessoas estarão debatendo o que “o que” deve ser.

Portanto, isso dá a você uma chance melhor de tomar a decisão certa de “o quê”.

Então, com as pessoas certas no lugar, todos apreciarão seu trabalho e as reuniões se tornarão algo pelo qual ansiar. Amizades se formam no local de trabalho, que então criam grandes amizades pessoais.

É impossível exagerar o quão importante é ter as pessoas certas no lugar… as pessoas certas simplesmente não ficarão satisfeitas com outra coisa senão a grandeza.

Empresas Feitas Para Vencer: Conclusão

vencendo

Então, a principal lição de Empresas Feitas Para Vencer é a disciplina.

Portanto, para passar de uma boa organização a uma excelente, você precisa de pessoas disciplinadas, pensamento disciplinado e ação disciplinada.

A chave para ir de Bom para Ótimo é conseguir as pessoas certas a bordo, engajando-se no pensamento crítico e, em seguida, tomando medidas disciplinadas alinhadas com o Conceito do porco-espinho.

Então, no geral, Empresas Feitas Para Vencer é um livro de negócios clássico absoluto e recomendamos que você leia.

Portanto, no livro, há muitos exemplos que ajudarão a dar vida aos conceitos que discutimos aqui.

Adquira o livro na minha loja da Magalu

Deixe um comentário