Foco: Você já sentiu que se distrair facilmente está impedindo você de melhorar suas habilidades, fazer um trabalho melhor e viver uma vida mais gratificante?
Nossas vidas estão repletas de distrações em potencial: seu smartphone, e-mail, até mesmo seus pensamentos sobre onde você passará suas próximas férias.
Ao permitir que sua atenção se torne cada vez mais dispersa por tais distrações, você prejudica sua capacidade de fazer seu trabalho no prazo e bem feito.
No entanto, o autor Daniel Goleman vai para além da definição restrita de “foco” para apresentar um guia para viver uma vida focada.
Segundo a qual podemos ganhar uma rica existência, mais completa por prestar atenção a nós mesmos, aos outros e para contextos mais amplos, como o nosso planeta e o futuro.
Com base em inúmeros exemplos da vida real, o foco oferece muitas maneiras para o leitor aumentar seu nível de atenção, incluindo a prática da atenção plena, o pensamento positivo e o engajamento na preparação focada.
Foco e atenção é a chave para alto desempenho em um mundo de distrações infinitas
Sempre que você não checa seu e-mail ou telefone por um tempo, você se pega lutando contra um desejo extraordinariamente forte de largar tudo o que está fazendo e dar uma olhada?
E se você ceder ao impulso, você se sentirá de alguma forma insatisfeito se não houver novas mensagens esperando por você?
Vivemos em tempos de distração.
A necessidade constante de responder à quantidade avassaladora de informações e estímulos em nosso ambiente nos leva a um estado de atenção parcial contínua em que saltamos descuidadamente de uma coisa para outra, de nossos telefones para nosso e-mail para o Facebook e, ao fazer isso, enfraquecem nossa capacidade de selecionar aquilo a que prestamos atenção.
No entanto, é possível focarmos, mesmo quando estamos rodeados de atividades e estímulos.
O que precisamos é uma forte atenção seletiva.
Na verdade, quanto mais forte for nossa capacidade de selecionar aquilo em que nos concentramos, melhor seremos para ignorar distrações potenciais.
Por exemplo, jornalistas em um escritório de plano aberto no New York Times conseguem se concentrar em seu trabalho e cumprir prazos, apesar de estarem rodeados de barulho e outras distrações.
Nenhum desses jornalistas jamais exigiu silêncio para se concentrar melhor.
Atenção
Mas nem toda a atenção seletiva é tão forte.
A maioria de nós tende a sonhar acordada enquanto está no trabalho ou a nos distrair com outras atividades que nos fazem perder tempo.
Por esse motivo, é fundamental aumentar nossa atenção seletiva para que possamos ignorar distrações externas e realizar nossas tarefas.
No entanto, as distrações que nos envolvem não apenas ameaçam desperdiçar nosso tempo e reduzir nossa produtividade.
Mas, também diminuem nossa capacidade de mergulhar em um assunto, reduzindo nossas chances de atingir o estado de fluxo.
Na verdade, essa questão é tão proeminente que o vício em internet entre os jovens já foi identificado como um problema.
Portanto, se pudermos desenvolver nossa capacidade de ignorar distrações e focar bem, podemos ajudar a aumentar nosso desempenho.
A vida “no automático” diminui a nossa experiência do momento atual
Ter a capacidade de se concentrar é obviamente uma vantagem, tanto na vida quanto no trabalho, pois nos permite entrar em um estado de fluxo e ter um melhor desempenho.
A mente ascendente, responsável por nossa atividade mental automática e rotineira, é muito rápida, impulsionada por nossas emoções e impulsiva.
Em contraste, a mente de cima para baixo, encarregada de planejar, refletir e aprender novas habilidades, é mais lenta e requer atenção voluntária e autocontrole.
Aqueles de nós que confiam no uso de nossas mentes de baixo para cima têm muito mais probabilidade de perder o foco e perder a consciência de nosso ambiente imediato.
Por exemplo, houve um tempo em que você via longas filas de pessoas esperando para usar a única fotocopiadora em seu escritório.
Um psicólogo decidiu pedir a algumas pessoas que saltassem para a frente da fila e anunciassem, simplesmente, que precisavam fazer algumas cópias.
Frequentemente, a pessoa a quem eles perguntavam ficava “confusa” da espera tediosa e, portanto, deixava essa pessoa usar a copiadora.
Se aquela pessoa no topo da fila tivesse mantido atenção ativa enquanto esperava, ela poderia ter questionado a solicitação urgente para pular a fila.
>>> Veja os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Manter esse tipo de atenção ativa também nos ajuda a aprender novas habilidades.
O mito da “regra das 10.000 horas” é baseado na noção de que podemos nos tornar especialistas em uma tarefa específica simplesmente realizando-a repetidamente.
Mas não é assim que melhoramos o desempenho. Em vez disso, temos que ajustar conscientemente nossa execução continuamente.
Em outras palavras, a diferença entre um especialista e um amador é que um especialista usará a mente de cima para baixo para refletir ativamente sobre a influência automática. E de baixo para cima em seu jogo, o que permite que eles melhorem continuamente seu desempenho.
Conclusão: Foco de Daniel Goleman
Manter o foco tem um grande impacto em nosso desempenho e, portanto, em nossa capacidade de alcançar o sucesso.
Uma vida focada em que a atenção para nós mesmos, para os outros e para o contexto mais amplo – como nosso planeta – são componentes-chave leva a uma experiência mais completa e rica a cada dia.
Isso é igualmente válido quando aplicado à liderança, pois o sucesso de qualquer organização depende da capacidade de seu líder de captar e direcionar efetivamente a atenção de um coletivo.
Conselho prático:
Como um músculo, a atenção concentrada requer descanso.
Embora seja verdade que temos que exercitar nosso foco para mantê-lo “saudável”, a atenção fortemente focada inevitavelmente se cansa depois de um tempo.
É fácil perceber quando isso acontece: você se pegará olhando para as palavras na página, incapaz de dar sentido a algo que deveria ser simples.
Quando isso acontece, é um sinal claro de que você precisa dar um tempo ao seu foco.
A maneira mais eficaz de recuperar sua atenção é alternar do controle de cima para baixo para o de baixo para cima.
Em outras palavras, permita que sua mente divague e faça todas as associações que fizer.
Depois de um tempo, ficará claro que você está pronto para retornar ao modo de cima para baixo, e você o fará sentindo-se renovado e lúcido.
Clique aqui para adquirir o livro (Amazon)
>>> Entre no nosso grupo do Whats para receber os próximos conteúdos!! Clique Aqui!