O jeito Peter Lynch de investir: Em primeiro lugar, algumas palavras sobre Peter Lynch. Ele foi o administrador muito talentoso do fundo Magellan da Fidelity de 1977 a 1990, com um excelente desempenho de 604% contra 233% Do S&P500 no mesmo período.
Não teve medo de ter um portfólio que continha simultaneamente várias centenas de empresas (até 1400), e conseguiu vencer o mercado mesmo com sua extrema diversificação.
É um dos fundadores da abordagem moderna de crescimento.
Também acreditava que os investidores individuais poderiam vencer os administradores e o mercado com bom senso e métodos simples.
7 dicas de Peter Lynch para investir no mercado de ações em “O jeito Peter Lynch de investir”
Aqui estão vários de seus conselhos e citações de “O jeito Peter Lynch de investir”.
Nunca compre empresas que você não conhece e nunca aceite conselhos de outras pessoas sem fazer seu próprio “dever de casa”
Você tem que saber por si mesmo porque está comprando um negócio, analisando-o com antecedência e sendo capaz de explicar isso para uma criança.
Ele ressalta que pode parecer simples e óbvio, mas essa regra é muitas vezes esquecida.
Se você tem um horizonte de investimento de longo prazo, deve abandonar os títulos
Isso é ainda mais verdadeiro hoje com a queda das taxas, o que significa que os títulos rendem cada vez menos em comparação com as ações.
Você deve sempre diversificar seu portfólio, pois é a melhor proteção contra o desconhecimento
Ele geralmente nota que, de 5 ações selecionadas: uma teve um desempenho excepcional, uma é um investimento muito ruim e três se comportam como esperado.
O que explica o aumento das ações de longo prazo só pode ser resumido em uma palavra: lucros
Se há uma coisa a verificar ao comprar uma ação, é se os lucros aumentam a cada ano no longo prazo.
Você precisa comprar empresas em crescimento porquê de acordo com o ponto anterior esta é uma das únicas maneiras de ter certeza de ganhar dinheiro no longo prazo.
(E aí ele ataca um pouco a Europa): “Tenho certeza que nos Estados Unidos encontrarei rapidamente uma centena de empresas cujos lucros vêm crescendo a cada ano há 20 anos. Na Europa, seria difícil encontrar apenas 10.”
Infelizmente, essa observação que data de 30 anos atrás ainda é verdadeira.
Isso não significa que você deve investir apenas nos Estados Unidos, mas evitar essa área geográfica é um grande erro para o desempenho do mercado de ações.
Ele também insiste no fato de que as empresas anglo-saxônicas têm uma mentalidade de criação de valor e estão focadas nos acionistas, o que é muito menos verdadeiro em outras partes do mundo (não só na Europa, mas também na Ásia) .
É importante não tentar adivinhar o que os preços das ações vão fazer ou tentar cronometrar o mercado
É preciso ter uma estratégia e aplicá-la a cada ano. Se sua estratégia está apresentando baixo desempenho, agora não é necessariamente o momento de mudá-la, porque no dia em que ela funcionar você terá percebido o lado negativo.
Não dê ouvidos a analistas e preste atenção às pessoas ao seu redor
Se você vir um produto em todos os lugares e achar que é muito bom, provavelmente você não é o único. É assim raciocinando que Peter Lynch fez seus melhores investimentos.
Hoje em dia seria assim: Eu uso a Amazon todos os dias e não consigo viver sem ela -> Eu compro as ações da Amazon.
Todos os computadores possuem Windows e produtos Office são usados em todas as empresas -> Eu compro Microsoft.
As 6 categorias de ações no mercado de ações de “O jeito Peter Lynch de investir”
Peter Lynch costumava classificar cada empresa em uma categoria muito específica . Observe que este não é um rótulo definitivo e que uma ação pode mudar de uma categoria para outra.
Produtores lentos
Geralmente grandes empresas em evolução em um negócio maduro .
Eles costumavam crescer rapidamente no início. Pagam um dividendo bastante alto na maioria das vezes e crescem de 2 a 4% ao ano.
Os setores clássicos são utilities, telecoms. O ponto de entrada é importante nesses valores porque é necessário evitar pagar mais caro.
Pilares
Trata-se também de grandes tampas que têm um crescimento de 5-8% ao ano. Frequentemente, eles têm um negócio sólido e servem de base para o portfólio.
Normalmente não são esforços muito empolgantes, mas os resultados são regulares. Estão representados principalmente nos setores de saúde, consumo básico, etc.
São, portanto, excelentes empresas para se ter em fase de compra e manutenção e que protegem bem contra recessões.
Crescimento rápido
São as empresas favoritas de Peter Lynch, geralmente mid-caps com forte crescimento.
Essas são as empresas que pagam mais no longo prazo. No entanto, são arriscados porque costumam ser caras e podem se transformar em produtores lentos a qualquer momento, o que faria com que seu preço caísse drasticamente.
O ponto de entrada é relativamente sem importância, pois o crescimento rapidamente coloca o fator tempo a nosso favor. Isso é perfeito, pois o timing do mercado é impossível.
Para limitar os riscos, Lynch privilegiou empresas com bom crescimento, mas muito cuidadoso com a qualidade de seus resultados financeiros (fluxo de caixa ou não muito endividamento), bem como suas margens para verificar se estão tendo lucros reais.
Cíclicas
São empresas que conseguem crescer muito rapidamente na fase de expansão do ciclo, mas cujos lucros se desfazem na menor recessão (automóveis, companhias aéreas, setores ligados a matérias-primas, etc.).
Esses são investimentos muito complexos, uma vez que não se destinam a compra e manutenção. Você tem que comprá-los no início do ciclo para aproveitar o aumento e vendê-los rapidamente antes que as nuvens cheguem. O senso de tempo é, portanto, muito importante.
Jogos de ativos
São empresas que são bastante banais no início, mas têm um ativo específico que lhes dá uma grande vantagem (muito dinheiro, imóveis de alto valor, uma licença reconhecida e etc.).
Recuperação
São empresas em dificuldade que não conseguem se desenvolver e cujo negócio está em declínio. Às vezes, eles se safam com uma nova estratégia, um novo produto ou uma mudança completa em seus negócios.
É muito complexo encontrá-los porque é necessário notar rapidamente que a recuperação funcionará. O primeiro exemplo que vem à mente é a empresa holandesa Philips, que passou de um clássico negócio de eletrônicos para um novo negócio de saúde muito recentemente (e com sucesso!).
De modo geral, para investidores tradicionais, é melhor ficar com as três primeiras categorias porque as outras parecem mais especulativas.
Conclusão
Espero que todas essas dicas significativas tenham interessado e permitido que você melhore. Sempre tenha paciência e estude (muito!) para fazer qualquer tipo de investimento no mercado financeiro.
Clique aqui para adquirir o livro (Amazon)
>>> Entre no nosso grupo do Whats para receber os próximos conteúdos!! Clique Aqui!