Pai rico e Pai Pobre – Resumo completo do livro

livro pai rico e pai pobre

O que você aprendeu com seus pais sobre dinheiro? A fim de quebrar alguns destes paradigmas, vamos apresentar o resumo do livro “Pai Rico e Pai Pobre”.

Talvez, você nunca tenha refletido sobre isso e até reproduzisse algumas frases que ouviu na infância sem questionar.

Por exemplo, “O dinheiro é a causa de todo mal”, “quando você paga aluguel, paga por algo que é dos outros”, “busque empregos com estabilidade, para se aposentar”.

Já que, culturalmente, é normal ouvir essas afirmações dos pais ou mestres mais velhos, muitas vezes, as atitudes deles se tornam exemplo para nosso comportamento.

Desse modo, Robert T. Kyosaki, escreveu “Pai rico e Pai podre”, com base em duas visões de pai que teve em sua infância.

O seu pai biológico, o pai pobre, era funcionário público e insistia que seu filho tivesse uma boa educação para pleitear cargos melhores de emprego.

Em contrapartida, seu outro “pai”, o pai rico, era, na verdade, um empresário bem sucedido que ofereceu um serviço para Robert aos fins de semana, e acabou se tornando seu mentor.

Visto que o autor teve duas visões de mundo muito distintas, naturalmente ele questionou qual seriam os conselhos certos a seguir, e quais não faziam mais sentido na sociedade moderna.

Lição 1

“Os pobres e classe média trabalham pelo dinheiro. Os ricos fazem o dinheiro trabalhar para eles”

Robert T. Kyosaki

Em princípio, o autor conta que, aos nove anos, começou a seguir os conselhos de seu pai rico, e se desvincular dos conselhos de seu pai pobre.

A primeira lição que aprendeu, neste momento, dizia a respeito de como cada um enxergava o dinheiro.

Enquanto, os pobres e classe média não arriscavam o dinheiro pois tinham medo de perde-lo, os ricos gerenciavam os ricos e conseguiam mais dinheiro, fazendo o dinheiro trabalhar para eles.

Lição 2

“Regra nº1: Você tem que conhecer a diferença entre um ativo e um passivo, e comprar ativos”

Robert T. Kyosaki

A segunda lição está relacionada a alfabetização financeira.

Visto que conhecer a distinção entre ativos e passivos é fundamental para o enriquecimento.

Sem dúvidas, algumas pessoas pobres e de classe média compram passivos, imaginando ser ativos.

Por exemplo, ao comprar uma casa, você terá vários custos adicionais, e a valorização desta não é garantida, dessa maneira, estará investindo dinheiro em um passivo.

Desse modo, separar um do outro é simples: ativos põe dinheiro em seu bolso, como investimentos e empreendimento. O passivo gera somente despesas.

Lição 3

“Um luxo verdadeiro é uma recompensa por ter investido e desenvolvido uma coluna de ativos”

Robert T. Kyosaki

A lição número 3 é “cuidar de seus negócios”.

Sob o mesmo ponto de vista, invista seu tempo e dinheiro para formar uma tabela de ativos sólidas, que tragam mais dinheiro para você.

Então, essa tabela de ativos pode incluir títulos, ações, aplicações, um negócio próprio, especialmente se você ser apenas o dono e puder se dedicar a outras atividades ao mesmo tempo.

Portanto. o foco não é sua renda mensal, mas como fazer seus ativos crescerem até que, só eles, já consigam representar segurança financeira para você e sua família.

Lição 4

“Os impostos punem os que produzem e recompensam os que não produzem.”

Robert T. Kyosaki

A quarta lição diz respeito a realizar um planejamento tributário.

Nesse sentido, o autor cita o modelo da sociedade anônima americana, onde os impostos são pagos depois de pagas as despesas.

Uma vez que, no cenário brasileiro, é possível realizar um planejamento tributário de modo a evitar pagar mais impostos que o necessário, esse pode ser um conselho válido.

Lição 5

“Os ricos inventam dinheiro”

Robert T. Kyosaki

O autor do livro desenvolveu um jogo, o cashflow, que tem como objetivo simular situações reais de oportunidades de investimento ou de endividamento.

Nesta lição, Robert destaca a importância de saber reconhecer boas oportunidades e multiplicar o dinheiro ganho.

Desse modo, é preciso calcular os riscos, mas não ter medo de realizar investimentos ousados.

Já que, provavelmente, estes trarão mais retorno financeiro, fazendo realmente a diferença.

Lição 6

“Trabalhe para aprender, não trabalhe pelo dinheiro”

Robert T. Kyosaki

A última lição do livro vem trazer uma outra visão sobre o papel do trabalho.

Você pode escolher um serviço com base em sua remuneração ou benefícios que ele oferece.

Todavia, você não pretende ficar nesse serviço para sempre, ele será apenas o alicerce para que possa investir em seus ativos.

Mais conteúdos sobre Educação Financeira.

Portanto, é mais valioso buscar uma ocupação que te faça desenvolver habilidades que serão importantes em sua caminhada, do que trabalhar só pelo dinheiro.

Enfim, essas foram as lições que levaram Robert T. Kyosaki a ter liberdade financeira, e que ele tenta ensinar através do livro “Pai Rico e Pai Pobre” para todos que desejam fazer o mesmo.

Adquira o livro na minha loja da Magalu

Deixe um comentário