Conheça o livro “Inovar é questionar o que já existe” (Resenha)

Inovar é questionar o que já existe

“Inovar é questionar o que já existe”, traz a história e o perfil do CEO da Polishop, João Appolinário. Discorre sobre suas ideias, pensamentos, estratégias e tudo o que compõe o seu estilo inovador de empreender e gerir.

O livro trata João Appolinário, como um homem a frente do seu tempo. Que não se prende a métodos antiquados ou sempre faz a mesma coisa na gestão. O descrevem como imprevisível, alguém que cria algo do zero ou mesmo consegue recriar algo de bom, daquilo que muitos consideravam arcaico.

Seu talento lhe permite enxergar oportunidades onde outros não conseguem ver.

Um tubarão implacável, um pai de família, um empresário bem-sucedido, um empreendedor que construiu uma empresa com a ousadia de quem não teme perder.

Neste livro vamos entender suas estratégias e movimentações da sua trajetória.

RIFA DE CENTAVOS - PIX DE 300 REAIS

Sua lógica de ação e gestão e tudo o que passa na mente do fundador da Polishop.

O DNA da inovação em Inovar é questionar o que já existe

O livro Inovar é questionar o que já existe, traz uma reflexão muito interessante sobre o DNA.  Propõe uma reflexão no seguinte:

Imagine que seja possível uma transfusão de DNA, onde você pudesse absorver algo novo de uma pessoa ou pessoas e ainda pudesse passar algo para outra pessoa.

João trata sobre esse tema no livro. E entende que poderia passar para outra pessoa o DNA da inovação.

A ideia do livro é desafiar, trazer ao leitor a vontade de questionar o motivo das coisas. O porque de só fazer uma determinada coisa de um jeito.  Inovar, desenvolver um pensamento crítico, trazer soluções para o dia a dia de todos.

A definição de inovação com a qual trabalham é: “A inovação é um fenômeno econômico (ou seja, uma solução de massa que traz receita ou benefícios para a sociedade em grande escala);

“Inovação é uma solução criativa colocada em uso (invenção aplicada, novamente em um sentido econômico), a inovação é uma mudança positiva garantida para a sociedade”.

Sem uma compreensão do componente global, mudança social e design dominante, a compreensão da inovação é inaplicável. Pense na internet, no computador, no clipe de papel, no grampeador, no aspirador de pó, na máquina de lavar, nas leis, nas regras, no serviço de táxi, etc.

Todos os produtos e serviços globais pelos quais você está rodeado.

Se uma empresa melhorar seu processo de trabalho para ela, essa melhoria será boa, mas se não puder ser aplicada por outra pessoa, não será bom o suficiente.

Se outra empresa ou organização também o usar, pode ser melhor, mas para que esse processo seja inovador, ele deve ser amplamente utilizado e ter um design dominante.

Dono x Empreendedor

Há muita confusão sobre isso. Ambos se arriscam, perseguem sua própria visão e precisam de muita rede para fazer as coisas.

A principal diferença é que os empreendedores geralmente contratam financiamento externo para construir algo maior, enquanto os donos iniciam e administram um negócio com recursos e planejamento limitados.

Então, os empreendedores sempre pensam no futuro sobre a próxima coisa no mundo. Eles sonham em como o mundo pode melhorar. Eles não aceitam o status quo. Os empreendedores geralmente sonham com novas ideias que podem ou não funcionar e tentam ampliá-las. Eles desenvolvem startups em grandes empresas.

Eles geralmente procuram financiamento externo, pois é um novo empreendimento escalável, de alto risco e de alta recompensa. Os empreendedores costumam sonhar em melhorar o mundo em grande escala e geralmente não vendem um produto, vendem uma solução.

Nunca é tarde pra entrar em um novo mercado

Portanto, você quer um novo mercado. Você pode ter certeza de que seus produtos ou serviços são perfeitamente adequados para isso. Mas para acessá-lo, primeiro você deve ter uma estratégia.

Uma estratégia de entrada no mercado é uma ferramenta fundamental que o ajuda a esclarecer seus objetivos e como deseja atingi-los.

Embora um plano de exportação normalmente se concentre em alguns produtos ou serviços, sua estratégia de entrada no mercado fornece um roteiro para todo o seu negócio.

A implementação de uma estratégia de entrada no mercado geralmente leva entre 6 e 18 meses. O tempo que você gasta nele vale a pena, pois permite que você construa os melhores canais de distribuição, lance o produto certo e alinhe seus objetivos.

Você precisa saber exatamente o que deseja realizar em seu novo mercado, incluindo quantas vendas espera atingir.

Conforme você implementa sua estratégia, concentre-se em seus objetivos para permanecer no caminho certo e garantir que sua oportunidade, seus produtos ou serviços e seus objetivos de negócios estejam alinhados.

Inovar é questionar o que já existe

Conclusão de Inovar é questionar o que já existe

Em síntese, o livro “Inovar é questionar o que já existe” é uma excelente oportunidade para conhecer a trajetória de João Appolinário e aprender seus métodos que proporcionaram muito sucesso.

Enfim, como ele gosta de dizer, busque sempre a inovação.

Inovar é o segredo do sucesso para muitos, descubra mais lendo o livro!

Deixe um comentário